sexta-feira, 16 de abril de 2010

A Trajetória até a Cirurgia


Fiz a cirurgia no dia 9 de Abril de 2010 no Hospital São Lucas. Mas a trajetória da minha cirurgia de redução de estômago não começou nesse dia, mas 8 anos atrás, quando procurei pela primeira vez o Hospital das Clínicas em Ribeirão Preto. Participei do programa de nutrologia, que preparava os gordinhos para a cirurgia bariátrica. Mas nessa época, a maioria dos pacientes acabava desistindo quando enfrentavam a temida "Fila". Uma lista de pacientes que iriam finalmente fazer a cirurgia, sendo toda ela coberta pelo SUS. Demorava-se muito pra entrar na fila, e mesmo quando se entrava, a espera era grande. Acabei desistindo porque precisava estar no HC todas as terças de manhã, o que complicava meus estudos em ano pré-vestibular. Nessa época pesava perto de 140Kg. Esse foi meu primeiro contato com a cirurgia bariátrica.
Sempre fui obeso, desde criança, passando pela adolescência até a fase adulta. Mas isso é um assunto pra um outro post.
Em 2004 entrei na universidade e fui pra São Carlos. Durante a faculdade engordei mais e no final de 2009 cheguei na casa dos 160Kg. Durante todos os anos da faculdade, comentava com meus amigos e planejava fazer o plano de saúde para poder fazer a cirurgia bariátrica, mas isso passava pelo vencimento dos 2 anos de carência que os planos de saúde tem. Então teria que contratar o plano para poder fazer a cirurgia só depois de 2 anos.. Era um sonho que eu tinha, mas que ia protelando ou por preguiça ou por não ter dinheiro suficiente pra contratar o plano no momento.
Os anos passavam, e o André, grande amigo e companheiro de faculdade um dia me disse: "Léo, se você tivessse feito esse plano desde a primeira vez que você teve vontade, já teria feito a cirurgia". Quando ele disse isso eu meio que cai na real. De fato, eu estava deixando pra depois um sonho que eu tinha desde 2002.
Pois em Agosto de 2007, venci a letargia que consumia nossa vida universitária e fiz o plano da Unimed São Carlos. Durante os dois anos da carência que eu queria vencer usei o plano duas ou três vezes. Paguei os dois anos de plano. Sempre com duas ou três mensalidades atrasadas. Correndo todo dia 15 pra pagar a mensalidade para não cortarem o meu plano. Um dia, do nada, resolvi dar uma olhada no contrato da Unimed e bem naquele mês, Agosto de 2009, a carência vencia.
Mas isso não significa que procurei o médico logo de cara. Como sempre, protelei um pouco até o início do ano. Marquei minha primeira consulta com o Dr. Roberto Marziale no dia 6 de Janeiro de 2010.
Foram exatos 3 meses e 3 dias até a cirurgia. Nesse período fiz diversos exames de sangue, urina, endoscopia e tudo mais. Passei por uma avaliação com uma psicóloga e depois por um curso preparatório para a cirurgia no SEMPRE (Serviço de Medicina Preventiva da Unimed).
Foram anos de espera até o dia da cirurgia. Estava mais preparado do que nunca. Sem medo ou receio algum. Ansioso pela chegada do grande dia.

Dia 9 de Abril de 2010 será a data em que comemorei para sempre como meu renascimento e por uma feliz coincidência a data de aniversário da minha querida avó Nina, a mulher que me ensinou o significado do amor incondicional.

O que aconteceu depois da cirurgia, vou contando aos poucos.

Léo Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário