segunda-feira, 26 de abril de 2010

Resumo da Segunda Semana - "Flexibilizando as Regras"

Regras existem para serem seguidas. E assim deve ser, ainda mais quando se trata da sua saúde. Mas no meu caso, eu sempre fui meio avesso a regras, mais por preguiça e indisciplina do que por questões ideológicas. Dessa vez não foi diferente. A regra dos 20 ml a cada 20 minutos que deveria durar até o fim da segunda semana, quando se tornaria 25ml a cada 20 minutos, de certa forma foi pulverizada. Na primeira semana colocava meu celular para despertar a cada 20 minutos, até coloquei um toquezinho bacana com minha voz gritando: "Hora de comeeeer", e sempre que tocava eu me alimentava na quantidade certa. Nessa segunda semana fui menos disciplinado. Não que eu tenha extrapolado a quantidade, apenas tenho controlado meus horários e a quantidade de acordo com meu "achômetro". Acredito que não esteja fazendo algo muito grave, pois não tenho exagerado nas quantidades e continuo me alimentando com uma boa frequência, só que sem medir no copinho e contar no relógio.

Quanto aos exercícios fisioterápicos, aos poucos fui abandonando. Entrei em contato com a Unimed para participar do atendimento domiciliar, mas devido a uma informação mal interpretada, acabei descobrindo que não posso porticipar desse programa. Por fim, acabei não procurando a nutricionista nem a fisioterapeuta. Pretendo agora, no decorrer da Dieta Pastosa, procurar o atendimento da nutricionista pra me orientar na transferência e adapatação para a Dieta Sólida, que deve vir daqui a duas semanas.

Fome? Não tenho passado. Vontade? Tenho sim, e muita. Quando vejo minha família comendo coisas muito gostosas procuro sair da mesa. Mas essa vontade não tem sido incontrolável. No entanto, já fiz algo que deve ser considerado um erro grave pelos médicos. Quando senti muita vontade, mastiguei um pedaço do alimento e joguei fora. Me policiei para não engolir nada e acho que não engoli, mas tenho certeza que essa prática deve ser altissimamente não recomendada. Mas como já disse, não costumo seguir a risca certas recomendações. Pelo menos até agora não passei mal nenhuma vez. Não tive náuseas nem dor no estômago.

No início da Dieta Pastosa estou me sentindo melhor com a alimentação. Minha mãe tem preparado sopas batidas bem variadas. Uma coisa que estou adorando comer, mas tenho comido pouco por ser um pouco calórico é a coalhada. Pego duas colheres e meia de sopa (provavelmente mais do que 25ml) coloco em um potinho de gelatina e tempero com azeite e sal. Fica uma delícia. As sopas batidas ainda sinto um certo "nojo" antes de comer, mas é só na primeira colherada.

Exercícios Físicos, embora não tenha mantido uma regularidade, não tenho negligenciado. Tenho caminhado distâncias curtas pelo menos três vezes na semana. Mas sei que posso fazer mais e melhor.

Bem, é isso por enquanto.

Volto com mais novidades.

Léo Castro

2 comentários:

  1. Oi Léo!! O Neto me mostrou seu blog e desde então tenho acompanhado..foi mto legal sua iniciativa! Mesmo nos conhecendo pouco sempre admirei você, seu jeito, suas idéias...então parabéns,mta força e garra nessa batalha que você vai vencer com ctz!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. E, ai... Léo...!!!!
    Faltam 11 dias para a minha cirurgia...
    O que voce fez para matar a ansiedade...rs
    Olha, voce já esta passando a fase inicial... tente seguir, pois lendo seus relatos "eu" fico pensando como irei me comportar, já que também vivo alterando as "regras"...
    Já havia pensado em programar o celular e, lendo o que voce fez comecei a rir...
    Vou lutanto aqui nem sei se é para o tempo passar logo ou para demorar...
    Estou torcendo por voce...
    abs
    Lucas

    ResponderExcluir