sábado, 19 de junho de 2010

Conto: "A Mudança"


Parte Final (?) - O Fim da Viagem. O Início de uma Nova Vida.

Finalmente estava no meu tão sonhado novo lar, onde decidi viver minha nova vida. Levei menos tempo para organizar os móveis e objetos na nova casa do que para encaixotá-los há alguns dias no meu antigo casarão. Rapidamente encarreguei-me de me livrar dos objetos que havia separado durante a viagem em uma caixa onde se lia: "Jogar Fora". Os objetos dos quais sabia que deveria me desfazer, mas ainda não havia encontrado coragem para tal, mantive encaixotados e guardados. Ainda precisava refletir sobre os motivos que tinha para me livrar deles. Minhas condecorações e medalhas coloquei em lugar de destaque na casa. Não para exibir minhas glórias a quem pudesse ver, mas para que eu pudesse me lembrar constantemente do que eu era capaz. Dos meus fracassos, tentei me desfazer junto com os objetos que descartei. Apesar disso, minhas falhas e derrotas deverão me acompanhar para sempre na forma de aprendizado, servindo como parâmetros para que eu posso reconhecer meus limites e minhas fraquezas.
Tudo pronto. Os móveis e objetos estavam em seus devidos lugares. Cuidei de deixar a decoração ao meu gosto. Deixei as janelas da frente bem abertas, exibindo um ambiente muito agradável e acolhedor. Já me sinto parte do meu novo lar, mas ainda não me sinto vivendo minha nova vida. Finalmente encontrei o lar onde sempre sonhei morar, mas não consigo sentir o frescor da nova vida que escolhi viver.
Quando decidi me mudar, achei que morar no lar que sempre sonhei morar bastaria para que eu pudesse viver a vida que sempre sonhei viver. Será que tomei a decisão errada? Será que esse não é o lar dos meus sonhos? Devo mudar a decoração ou rearranjar os móveis? Que tal uma nova pintura? Dúvidas e questionamentos que sempre me acompanharam na vida que vivi até agora continuavam me perseguindo enquanto eu tentava descobrir uma maneira de me sentir mais vivo naquele lugar maravilhoso.
Conforme os dias passaram, fui criando minha nova rotina dentro do meu novo lar. Adaptei-me muito rapidamente ao meu novo endereço e à minha nova vizinhança. Definitivamente, sinto-me muito seguro e confortável aqui. Realmente gosto desse lugar. Mas ao passar dos dias, enquanto seguia minha nova rotina - palavra que define os hábitos e tarefas a serem realizados de forma mecânica e repetitiva no dia-a-dia de um indivíduo, para muitos, sinônimo de monotonia - fui me dando conta de que a vida que eu sempre sonhei viver não seria encontrada ao final daquele viagem, no instante em que eu entrasse no meu novo lar. A mudança que eu buscava teria que ocorrer dentro de mim. Não bastava só mudar de endereço. Viver uma nova vida exigia uma mudança de atitude. Um novo olhar  sobre tudo o que está a minha volta. Uma nova postura diante dos desafios do dia-a-dia.
A viagem mais dura e desgastante que me é reservada é a grande jornada da vida. Um trajeto que eu deverei seguir ciente de que haverá muitos imprevistos, curvas perigosas, freadas e solavancos que exigirão que eu tenha muito equilíbrio. Mas, caso eu vá ao chão terei de buscar forças para me botar de pé novamente. Nessa jornada, eu mesmo deverei assumir a responsabilidade de escolher os caminhos por onde seguirei.
Quanto à minha nova casa, o lar aconchegante e seguro onde sempre sonhei viver, vez em quando terei que fechar as janelas, rearranjar os móveis, fazer uma nova pintura, mudar a decoração e até mesmo jogar algumas coisas fora. Além disso, terei que encontrar a coragem para me livrar dos objetos que guardei, mesmo sabendo que não deveriam mais fazer parte de mim. Tudo o que for preciso para que eu continue me sentindo parte do lar onde sempre sonhei morar.
A viagem até meu novo lar, apesar das dificuldades, chegou ao fim. Sigo agora a minha jornada mais longa. Uma jornada sem destino definido. Seguindo sempre em busca de mim mesmo.
FIM (?)

Léo Castro

Um comentário: