sábado, 19 de junho de 2010

Conto: "A Mudança"


Parte 3 - A Chegada



Apesar do tempo perdido, a viagem segue. Repensei a rota a partir do ponto onde estávamos e tentei não me abalar com o que havia ocorrido. Mas para mim é claro que a chama da empolgação inicial com a mudança já estava menos reluzente nesse momento. Para tentar recuperar o ânimo voltei a vasculhar meus objetos. Dessa vez procurei objetos que pudessem me trazer boas lembranças. Condecorações, congratulações por conquistas alcançadas, medalhas de honra ao mérito, diplomas, certificados, ou seja, objetos que não tem nenhum valor material, mas que trazem à tona boas memórias de meus momentos de glória. Rever o trajeto da minha vida a partir de minhas glórias conseguiu resgatar um pouco do estado de espírito que eu estava no início da viagem. No fundo, eu desconfiava que esse estalo de empolgação fosse um tanto artificial. Entretanto, momentaneamente foi o suficiente para me devolver a disposição para continuar a viagem rumo ao meu tão sonhado novo lar.
As freadas e os solavancos continuavam enquanto eu revirava aquele monte de quinquilharias. Nesse momento a viagem segue o trajeto correto porque estou constantemente orientando o motorista. Tive dúvidas em algumas encruzilhadas, mas nada que tenha comprometido significativamente a viagem. O que me incomodava era a lentidão com que o tempo passa dentro do baú do caminhão. Conforme o tempo se arrasta lentamente eu vou me afastando de mim mesmo. Em alguns momentos até esqueço que estou fazendo a viagem mais esperada da minha vida. Encostado num cantinho confortável na parte de trás do caminhão, eu me perco em meus pensamentos. Até a organização dos objetos não me anima mais como antes. Chego até a me questionar se era realmente necessário ter encarado toda essa mudança. Mas já não há mais como voltar. Mais da metade do caminho já ficou para trás. Embora meu estado de espírito não esteja progredindo tão bem quanto antes, o competente motorista e seu caminhão imprimem um bom ritmo à viagem. Eu simplesmente tento acompanhar esse ritmo, continuando com minhas orientações ao motorista e organizando aos poucos meus valorosos pertences (ou nem tão valorosos).
Estamos chegando. Muitos quilômetros de solavancos e freadas já foram percorridos. Enfrentamos mais alguns imprevistos, contornados à medida do possível. Dentro de mim mesmo passeei em uma enorme montanha russa de sensações enquanto organizava e decidia quais objetos continuariam comigo. O mesmo para a minha motivação, que se bipolarizava, alternando constantemente entre a completa letargia e a empolgação exagerada. Contudo, finalmente estávamos muito próximos do meu novo lar.
Ao avistar minha nova casa o que sinto é uma forte excitação, um tanto adulterada pelo cansaço da longa viagem. Diferente da felicidade incontida que imaginei sentir quando esse momento chegasse, apenas esbocei um sorriso. Sorri por ter chegado ao meu novo lar, mas também sorri por que finalmente terminava aquela longa e desgastante viagem.
Descarreguei todos os móveis e as inúmeras caixas cheias de objetos com a ajuda do meu fiel companheiro de viagem, o competentíssimo motorista. Além da admiração pelo seu ótimo trabalho, fiz questão de demonstrar minha eterna gratidão pelo serviço muito bem prestado. Desejei uma ótima viagem de volta e me despedi do meu novo amigo. Enquanto ele partia, mantive meus olhos no caminhão até que não mais o pudesse ver, ao longe se misturando com os outros veículos q trafegavam na rodovia.

Continua...

Léo Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário