quarta-feira, 5 de maio de 2010

Choque de Realidade

No começo dessa semana tive pela primeira vez o que chamarei de "choque de realidade". Passado todo o deslumbramento com o emagrecimento inicial, que é muito rápido, devido à dieta líquida, realmente senti na pele o que era falado à exaustão por todos os profissionais e gastroplastizados com quem me orientei antes da cirurgia: "A cirurgia não faz milagres, é preciso uma mudança radical de hábitos e uma reeducação alimentar". No cursinho pré-cirurgia bariátrica no SEMPRE da Unimed, todas as aulas giravam em torno dessa constatação e da dificuldade que era passar por isso. À época até achei um certo exagero, pois acreditava que essa mudança viria naturalmente e que o empurrão da auto-estima tornaria essa mudança uma coisa muito suave.
Constantei que isso não seria tão fácil no começo dessa quarta semana pós cirurgia. Normalmente me peso somente às sextas-feiras, mas dessa vez, por acaso, sai para uma caminhada com meu pai na segunda-feira e passamos pela fármacia onde estou me pesando. Quando subi na balança tomei o "choque de realidade" e naquele instante todo aquele blá blá blá do cursinho pré bariátrico fez sentido. Eu havia engordado 300 gramas em 3 dias. "Mas como? Eu estou só no primeiro mês de cirurgia, era para estar perdendo peso muito rapidamente. Nem comecei a comer sólidos ainda. Como pode acontecer?" Essas seriam as minhas dúvidas caso eu não soubesse onde eu havia errado. Mas eu sabia. Lembra da história de flexibilizar as regras? Pois então, leitor, leve isso como um conselho de "o que NÃO fazer nas primeiras semanas depois da cirurgia". Flexibilizar pelo menos um pouquinho abriu um precendente para que exageros maiores e imperdoáveis fossem cometidos. No fim de semana fui ao Shopping com minha família e me permiti pedir um prato de coalhada do Habib´s. É claro que não comi tudo sozinho, mas sem dúvida alguma comi muito mais do que os 30 ml sugeridos pela nutricionista. Além disso, durante todo o fim de semana, acabei exagerando em outras refeições. Comi bastante purê de batata e de mandioca, carboidrato puro. Em resumo, me permiti certos exageros que culminaram em uma cara de tacho olhando para os números "145,3" na balança da farmácia.
Naquele momento me dei conta de que realmente a cirurgia não faz milagre algum. Que a mudança de hábitos vai requerer muito esforço SIM. Que não será nada fácil nem natural conseguir adquirir os hábitos necessários para viver essa nova vida. E, por fim, que só depende de mim fazer com que eu possa desfrutar do que venho chamando de minha "nova vida" da melhor maneira possível.
Aí alguém poderia perguntar: "Se é necessária essa mudança de hábitos e uma reeducação alimentar, por que não fazê-los sem precisar fazer a cirurgia?"
De fato, é sim possível e muito mais indicado que essa mudança seja feita sem a necessidade de cirurgia. Mas diga isso para uma gordinho que conviveu durante muitos anos com esses excessos e que certamente pelo menos uma, duas ou dezenas de vezes já esteve diante da tentativa de fazer essa reeducação, mas no máximo conseguiu perder alguns quilinhos que logo foram achados com facilidade. Muita gente consegue com sucesso essa mudança e essas pessoas devem ser aplaudidas de pé pela força de vontade e pela garra. Infelizmente, para grande parte dos gordinhos isso é praticamente impossível, por diferentes razões e motivos.
A cirurgia, ao meu ver, faz com que o indivíduo seja forçado a se reeducar. Sim, de uma maneira radical, através de uma mutilação, mas a reeducação se faz necessária para que a pessoa possa ter uma boa qualidade de vida. Em nenhum momento dizem que isso é fácil, aliás, como foi dito no início do texto, todo mundo ENCHE O SACO dizendo o quanto isso é difícil. Mas a gente prefere acreditar que na hora tudo vai dar certo. É ai, que vem o "choque de realidade" por que passei. Contudo, sou grato aos "chatos" que ficaram repetindo isso insistentemente antes da cirurgia, porque de alguma maneira essa informação estava internalizada em mim, e quando eu precisei usá-la, entendi instantaneamente o que eles queriam dizer. Entender isso também não tornará mais fácil essa mudança, mas me deixa muito mais preparado. Essa foi a minha escolha. Eu estava ciente das dificuldades, embora ainda não consciente. Daqui pra frente, espero que ter olhado aqueles números "145,3" tenha me dado um pouco dessa consciência. Do resto, vou deixar os dias passarem e vou aprendendo conforme vou caminhando. Passo a passo.

Até breve.

Léo Castro

4 comentários:

  1. Léo, achei mto interessante a sua coragem de fazer a cirúrgia. Pois vejo isso como uma iniciativa bem radical.
    Acho que é uma experiência incrível transformar um corpo com o qual vc vive e já está acostumado, numa busca pelo seu ideal. E tambem que é nobre compartilhar suas sensações com os outros.

    Eu acredito que buscar qualidade de vida é imprescindível, e o modo de vida atual (vide shoppings center) nem sempre possibilita isso, estamos sempre correndo, sempre lidando com milhares de coisas que fazem com que a gnt deixe de lado coisas importantes, como a alimentação saudável, a prática de exercícios e o bem estar com o meio ambiente.
    Isso tudo pode parecer chavões, mas eu realmente acredito que a melhoria da qualidade de vida, e a busca de uma vida saudável giram em torno dessas práticas.
    Eu tenho certeza que a parte mais difícil da transformação você já superou, e que agora é uma questão de incorporar hábitos que propiciem o que você quer alcançar.
    Eu penso que tomar a decisão e enfrentar a cirúrgia é mto mais difícil e vc já fez, é natural ganhar um pouco de peso dps que seu corpo vai se restabelecendo, e dentro dos excessos que vc citou, acredito q 300 gramas é pouquinho, e só de vc estar consciente e motivado já muda muito. Sou fiel na crença de que o olhar diferenciado tem que partir de nós mesmos, e acho que antes de vc pensar que ganhou misérimas gramas deve pensar nos quilos que já perdeu se olhar diferente e pensar nos quilos que voce ainda vai perder se continuar se esforçando e mantendo uma vida saudável. É fato que motivado vc tende a progredir.
    O mesmo cursinho que vc fez e disse da dificuldade da perca de peso pós cirurgia e da necessidade do compromisso, deve ter dito do alto número de pessoas que tentaram, não desistiram e continuam vencendo.

    Tudo bem que vc opte por bater palmas as pessoas que se esforçaram para perder peso antes de optar por uma cirurgia, mas as minhas palmas vão pra vc!
    Meu, vc foi muito foda em enfrentar esse desafio que é o início de uma mudança radical na sua vida!
    Vc passou por uma mutilação e agora é vc que vai construir o novo Léo que quer ser!!! E agora que vc reconheceu os pontos que pode mudar e está predisposto a mudar!
    Basta uma dedicação em modificar os hábitos alimentares (comer muitaaaa fruta toda vez que bater aquela fome, principalmente as que tem líquido)e adotar alguma prática de atividade física. Pensar que agora o novo Léo tá engatinhando, ele ainda vai aprender a comer coisas tanto na proporção, quanto na necessidade do seu novo organismo. Mas que os passos não pararam de ser dados e não podem parar nunca. Porque o progresso tá só no início!!!!

    Na vida pode ser que não exista nada fácil, mas isso não faz das coisas e dos nossos sonhos algo impossível.

    ResponderExcluir
  2. Leozito..
    Manda um antes e depois do mega evento.. hahahaha

    ResponderExcluir
  3. Não some! Conta mais!!!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom seu blog...estou marcada pra dia 27/03...espero poder ter boas novas em breve heheh.meu blog não tem nada, nem vou deixar a url, tá mais parado que agua de poço, enfim, parabéns pelas postagens.

    ResponderExcluir